DEBATE INTERATIVO
Com o profissional convidado Dr. Marcelo Alcântara – Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1992). Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2014), estudando a aprendizagem do aluno universitário em contexto de sub-expertise. Diretor presidente do Instituto Intelekto.
O que entendemos por Corporeidade e qual sua relação com as práticas alternativas como mindfulness, yoga e meditação no contexto escolar?
BASES CIENTÍFICAS
Quais são os principais achados científicos que sustentam os benefícios dessas práticas para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos estudantes?
IMPACTOS NA APRENDIZAGEM NA APRENDIZAGEM E NO COMPORTAMENTO
Como essas práticas podem contribuir para a regulação emocional, a concentração e a melhora do desempenho escolar dos alunos?
IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA
Quais são os desafios e as estratégias para inserir mindfulness, yoga e meditação no cotidiano escolar, considerando diferentes faixas etárias e realidades?
EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS
Quais experiências ou exemplos bem-sucedidos de escolas que já adotam essas práticas?
REFLEXÃO FINAL E ORIENTAÇÕES PARA OS PROFESSORES
Para os professores e gestores que desejam começar a aplicar essas práticas, quais seriam os primeiros passos e recomendações essenciais?
DEBATE INTERATIVO
Com os profissionais convidados Professor Gustavo Candido Ornelas – Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania pelo PPGDH da Universidade de Brasília/UNB, licenciatura em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, com especializações em: Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Federal do Paraná e Gestão Educacional com ênfase em Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário UNA, e Professor Lucas Bebiano – Graduado e Licenciado em Educação Física em 2004.
Experiência em professor em escolas particulares e públicas em MG e no ES. Técnico de Voleibol Nível II pela CBV. Conquistas nos Jogos Escolares de Minas Gerais e nos Jogos Escolares do Espírito Santo.
Experiência com equipes escolares de voleibol e equipes adultas em participações no JIMI (Jogos do Interior de Minas). Especialização em Treinamento Desportividade pela Gama Filho.
O que mudou com a Lei 14.945/2024 em relação à Educação Física no Ensino Médio?
EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIA OU FLEXÍVEL?
A nova lei garante a Educação Física como obrigatória em todos os anos do Ensino Médio?
DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO CURRÍCULO
Quais são os principais desafios que as escolas e professores de Educação Física enfrentarão com essa reformulação?
Como as redes de ensino podem se organizar para garantir uma oferta de qualidade?
EDUCAÇÃO FÍSICA E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Como a Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes dentro dessa nova proposta?
PERSPECTIVAS E CAMINHOS PARA O FUTURO
O que essa nova legislação representa para o futuro da Educação Física no Ensino Médio?
Quais oportunidades podem surgir para a valorização do componente curricular da Educação física e sua contribuição na formação dos estudantes?
DEBATE INTERATIVO
Com as profissionais convidadas Profª. Aline Torres – Educadora e defensora de Direitos Humanos. Membra da ABRAÇA e do Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. É professora da SEED-DF e trabalha com sala de aula de AEE e Profª. Érica Curado – graduada em Pedagogia e em Letras. Especialista em Educação Inclusiva. Atuou como professora da UNIVERSIDADE PAULISTA, nos seguintes temas: educação inclusiva, libras e educação. Atualmente é professora na Educação básica no Goiás.
Por que é importante falar sobre TDAH, TEA, TED, TOD e DI no contexto da inclusão?
DESAFIOS DA INCLUSÃO
Quais são os principais obstáculos que crianças e adolescentes com TDAH, TEA, TED, TOD e DI enfrentam nas escolas?
Como as escolas podem se preparar melhor para promover a inclusão?
DIREITO DOS ESTUDANTES
Quais são os direitos dos estudantes com laudo no ambiente escolar? Eles têm direito a um acompanhante? Podem realizar avaliações diferenciadas? Recebem apoio curricular extra?
DESAFIOS SOCIAIS E DO PRECONCEITO
Como a falta de conhecimento leva muitas pessoas a tratarem esses transtornos como “doenças” e contribui para o preconceito? O que pode ser feito para combater esse estigma e promover a conscientização?
ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
Quais práticas pedagógicas são mais eficazes para incluir alunos com essas condições?
Como os professores podem ser capacitados para lidar com a diversidade em sala de aula?
DEBATE INTERATIVO
Com o profissional convidado Professor Mestre DIEGO SOARES SOUZA – Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, especialista Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2013), graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) (2023), curso de treinamento básico de atletismo. Professor efetivo – Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como professor convidado na faculdade Mauá no curso de Educação Física em Goiânia. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Legislação educacional, Orientação Educacional, Educação Especial, Psicologia da Educação e do Esporte, psicomotricidade, pedagogia dos jogos coletivos, natação, antropologia (estudo do corpo), desenvolvimento infantil, estimulação precoce, biomecânica e anatomia humana.
Por que a Educação Física é essencial na Educação Infantil?
EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Como o movimento e a brincadeira contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional das crianças?
O BRINCAR LIVRE E O BRINCAR COM OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Qual a diferença entre o brincar livre e as atividades estruturadas, e como o professor de Educação Física pode equilibrar esses momentos para promover o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil?
DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS
De que forma o uso excessivo de telas pelas crianças tem impactado as brincadeiras tradicionais e influenciado seu desenvolvimento físico, emocional e social?
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