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CORPOREIDADE E PRÁTICAS ALTERNATIVAS NA ESCOLA: Mindfulness, Yoga e Meditação sob a Perspectiva da Ciência.

DEBATE INTERATIVO

Com o profissional convidado Dr. Marcelo Alcântara –  Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1992). Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2014), estudando a aprendizagem do aluno universitário em contexto de sub-expertise. Diretor presidente do Instituto Intelekto.

O que entendemos por Corporeidade e qual sua relação com as práticas alternativas como mindfulness, yoga e meditação no contexto escolar?

BASES CIENTÍFICAS

Quais são os principais achados científicos que sustentam os benefícios dessas práticas para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos estudantes?

IMPACTOS NA APRENDIZAGEM NA APRENDIZAGEM E NO COMPORTAMENTO

Como essas práticas podem contribuir para a regulação emocional, a concentração e a melhora do desempenho escolar dos alunos?

IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

Quais são os desafios e as estratégias para inserir mindfulness, yoga e meditação no cotidiano escolar, considerando diferentes faixas etárias e realidades?

EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS

Quais experiências ou exemplos bem-sucedidos de escolas que já adotam essas práticas?

REFLEXÃO FINAL E ORIENTAÇÕES PARA OS PROFESSORES

Para os professores e gestores que desejam começar a aplicar essas práticas, quais seriam os primeiros passos e recomendações essenciais?

O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO - a partir da Lei 14.945, de 31 de julho de 2024.

DEBATE INTERATIVO

Com os profissionais convidados Professor Gustavo Candido Ornelas –  Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania pelo PPGDH da Universidade de Brasília/UNB, licenciatura em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, com especializações em: Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Federal do Paraná e Gestão Educacional com ênfase em Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário UNA, e Professor Lucas Bebiano – Graduado e Licenciado em Educação Física em 2004.

Experiência em professor em escolas particulares e públicas em MG e no ES. Técnico de Voleibol Nível II pela CBV. Conquistas nos Jogos Escolares de Minas Gerais e nos Jogos Escolares do Espírito Santo.

Experiência com equipes escolares de voleibol e equipes adultas em participações no JIMI (Jogos do Interior de Minas). Especialização em Treinamento Desportividade pela Gama Filho.

O que mudou com a Lei 14.945/2024 em relação à Educação Física no Ensino Médio?

EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIA OU FLEXÍVEL?

A nova lei garante a Educação Física como obrigatória em todos os anos do Ensino Médio?

DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO NO CURRÍCULO

Quais são os principais desafios que as escolas e professores de Educação Física enfrentarão com essa reformulação?

Como as redes de ensino podem se organizar para garantir uma oferta de qualidade?

EDUCAÇÃO FÍSICA E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Como a Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes dentro dessa nova proposta?

PERSPECTIVAS E CAMINHOS PARA O FUTURO

O que essa nova legislação representa para o futuro da Educação Física no Ensino Médio?

Quais oportunidades podem surgir para a valorização do componente curricular da Educação física e sua contribuição na formação dos estudantes?

TDAH, TEA, TED, TOD e DI: os desafios encontrados na inclusão.

DEBATE INTERATIVO

Com as profissionais convidadas Profª. Aline Torres – Educadora e defensora de Direitos Humanos. Membra da ABRAÇA e do Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. É professora da SEED-DF e trabalha com sala de aula de AEE e Profª. Érica Curado – graduada em Pedagogia e em Letras. Especialista em Educação Inclusiva. Atuou como professora da UNIVERSIDADE PAULISTA, nos seguintes temas: educação inclusiva, libras e educação. Atualmente é professora na Educação básica no Goiás.

Por que é importante falar sobre TDAH, TEA, TED, TOD e DI no contexto da inclusão?

DESAFIOS DA INCLUSÃO

Quais são os principais obstáculos que crianças e adolescentes com TDAH, TEA, TED, TOD e DI enfrentam nas escolas?

Como as escolas podem se preparar melhor para promover a inclusão? 

DIREITO DOS ESTUDANTES

Quais são os direitos dos estudantes com laudo no ambiente escolar? Eles têm direito a um acompanhante? Podem realizar avaliações diferenciadas? Recebem apoio curricular extra?

DESAFIOS SOCIAIS E DO PRECONCEITO

Como a falta de conhecimento leva muitas pessoas a tratarem esses transtornos como “doenças” e contribui para o preconceito? O que pode ser feito para combater esse estigma e promover a conscientização?

ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

Quais práticas pedagógicas são mais eficazes para incluir alunos com essas condições? 

Como os professores podem ser capacitados para lidar com a diversidade em sala de aula? 

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Movimento, Brincadeira e Desenvolvimento Integral.

DEBATE INTERATIVO

Com o profissional convidado Professor Mestre DIEGO SOARES SOUZA – Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, especialista Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2013), graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) (2023), curso de treinamento básico de atletismo. Professor efetivo – Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como professor convidado na faculdade Mauá no curso de Educação Física em Goiânia. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Legislação educacional, Orientação Educacional, Educação Especial, Psicologia da Educação e do Esporte, psicomotricidade, pedagogia dos jogos coletivos, natação, antropologia (estudo do corpo), desenvolvimento infantil, estimulação precoce, biomecânica e anatomia humana.

Por que a Educação Física é essencial na Educação Infantil?

EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Como o movimento e a brincadeira contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional das crianças?

O BRINCAR LIVRE E O BRINCAR COM OBJETIVOS EDUCACIONAIS

 Qual a diferença entre o brincar livre e as atividades estruturadas, e como o professor de Educação Física pode equilibrar esses momentos para promover o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil?

DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS

De que forma o uso excessivo de telas pelas crianças tem impactado as brincadeiras tradicionais e influenciado seu desenvolvimento físico, emocional e social?